Cinema Entretenimento

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico
Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

Produzida pela MMarte Produções, a TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico será realizada no Cine Lumière, do shopping Bougainville, entre os dias 6 e 10 de dezembro, com entrada franca. Na programação, estão confirmados 80 filmes, brasileiros e internacionais, selecionados a partir de 1.741 inscrições vindas de 95 países. Além dos filmes, o evento contará com mesas redondas, oficinas e lançamento de livros. O termo trash (lixo, em inglês) passou a ser usado na década de 1990 para designar filmes de baixíssimo orçamento e feitos de maneira amadora. Com o passar dos anos, a tecnologia digital contribuiu para uma mudança do significado original do termo: “Hoje, qualquer celular produz imagens infinitamente superiores à melhor câmera VHS dos anos 90. Só é trash quem quer”, explica um dos organizadores da Mostra, Márcio Júnior. Daí a mudança de foco ocorrida na edição 2016, que transformou a TRASH em um festival de cinema fantástico, englobando os gêneros horror, ficção científica e fantasia.

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico
Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

Grandes nomes do cinema brasileiro já confirmaram presença no evento, dentre eles Paulo Biscaia, roteirista e diretor da produtora Vigor Mortis e dos filmes Virgens Acorrentadas e As Noites Diabólicas de Paula Clossidy; Petter Baiestorf, legenda do cinema independente brasileiro, diretor do curta Ándale e ministrante da oficina Como Fazer Um Filme de Terror em Três Dias;Luciano de Azevedo, diretor de dois curtas na mostra (Rosalita e Released From Love); Santiago Dellape, diretor do longa A Repartição do Tempo;Claudio Ellovitch, representante da coletânea de horror Histórias Estranhas, que terá sua première internacional durante a Trash; Gabriel Renner,quadrinista gaúcho autor da arte da TRASH 2017; o jornalista Carlos Primati, curador da TRASH e palestrante no workshop Pós-Horror e Horror no Cinema Moderno e Pós-Moderno; a pesquisadora e crítica de cinema Beatriz Saldanha, também curadora da TRASH e integrante da mesa redonda Mulheres que Tocam o Terror2!; e ainda a diretora canadense, Roxane de Konincke, representando o curta Termitator.

Entre os dias 6 e 10 de dezembro, Goiânia recebe produções de todo o mundo com exibições e oficinas gratuitas para o público.

Destaques

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico
Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

Dentre os 80 filmes selecionados, oito são longas-metragens: A Floresta das Almas Perdidas(Portugal); O Nó do Diabo (Brasil); Cut Shoot Kill (Estados Unidos); A Repartição do Tempo(Brasil); Histórias Estranhas(Brasil); Pendeja, Payasay Gorda(Argentina); Virgens Acorrentadas(Brasil /EUA); e Pazucus – A ilha do Descarrego(Brasil).

A edição 2017 da mostra traz na abertura, como filme convidado, a produção Zé do Caixão: Coração das Trevas, dirigido pelo próprio José Mojica Marins, em parceria com Nilson Primitivo e Marcelo Coloaiacovo. Também merece destaque, o filme Histórias Estranhas, que reúne nos oito segmentos que formam a obra grandes nomes do horror nacional, como Rodrigo Brandão, Kapel Furman, Taísa Ennes, Paulo Biscaia Filho, Claudio Ellovitch, Filipe Ferreira, Ricardo Ghiorzi e Marcos De Brito.

Todos os filmes da mostra foram selecionados por uma comissão curadora composta pelo jornalista e pesquisador, Carlos Primati, a mestre em Comunicação Audiovisual e crítica de cinema, Beatriz Saldanha, além dos responsáveis pela realização do evento, Márcia Deretti e Márcio Júnior (MMarte Produções).

Oficinas

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico
Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

Na programação, estão inclusas oficinas gratuitas para quem deseja se aprofundar e entender mais sobre as temáticas que envolvem os gêneros e subgêneros abordados na Trash. O cineasta catarinense Petter Baiestorf e o jornalista e pesquisador Carlos Primati ministram os workshops desta edição.

O catarinense fundador da Canibal Filmes, Petter Baiestorf, vai mostrar na prática Como Fazer um Filme de Terror em Três Dias. Já o jornalista Carlos Primati ministrarão curso sobre O pós-horror e horror no cinema moderno e pós-moderno. Ambas oficinas serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro, das 14 às 17 horas, na Faculdade Araguaia. As inscrições estão abertas até o dia 5 de dezembro e podem ser feitas pelo site http://www.mostratrash.com/oficinas-trash. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e, no caso da oficina de Baistorf, ter celular com filmadora e apresentar um argumento para um curta de horror de 3 minutos. As vagas são limitadas.

Mesa redonda

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico
Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

A temática do horror também chama a atenção das mulheres. Por isso, o debate iniciado em 2016 terá continuação este ano. MULHERES QUE TOCAM O TERROR 2! irá ocorrer após a sessão de curtas-metragens exclusivamente dirigidos por mulheres, a Mostra Mulheres Fantásticas. Participam do bate-papo a doutora em Sociologia, Alice Fátima Martins, e a mestre em Comunicação Audiovisual e crítica de cinema, Beatriz Saldanha. A mediação fica por conta da produtora e organizadora do evento, Márcia Deretti: “A ideia dessa seleção de obras é mostrar o olhar das mulheres na direção de filmes de gênero e os caminhos criativos que o cinema de horror oferece à auto-representação feminina. São estas as questões que devem conduzir o nosso debate”, pontua.

 

 

Lançamentos

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico
Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

A programação da Mostra inclui, ainda, o lançamento de livros e histórias em quadrinhos. No dia 6, serão lançados os livros Narrativas do Medo, que reúne 18 contos de autores consagrados do gênero no cenário brasileiro, e A Hora do Pesadelo, que abrange toda a história do popularíssimo personagem Freddy Krueger. Já na noite do dia 7, será a vez da edição colombiana do clássico Música para Antropomorfos, parceria da banda goiana Mechanics com o renomado quadrinista Fabio Zimbres. No sábado, 9, é a vez do livro THTRU, de Rodolfo Zalla, Amit Desai, Cláudio Ellovitch e Cheng Sing, ser lançando; além do álbum em quadrinhos Oráculos, do Professor da UFG, Edgar Franco. Finalizando a programação, no dia 10, haverá o lançamento dos HQs: O Museu dos Horrores, de R. F. Lucchetti, Paulo Biscaia Filho e José Aguiar (PR); e Insurreição, de Francisco Costa (GO).

 

Arte

Outro convidado que vem à Goiânia especialmente para participar da Trash é o artista gaúcho Gabriel Renner. No dia 8, às 20h40, ele participa do lançamento oficial da arte, em serigrafia, produzida exclusivamente para o evento. Gabriel é designer, cartunista e quadrinista.

Criação da TRASH

Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico
Cine Lumière recebe mostra internacional de cinema fantástico

Em 1999, a TRASH nascia como a primeira mostra de cinema do Estado de Goiás. Naqueles tempos pré-internet, o objetivo era oferecer tela para filmes de baixíssimo orçamento. O evento aconteceu no Centro Cultural Martim Cererê e foi um grande sucesso de público. Desde então, ao longo de quase duas décadas, a TRASH recebeu filmes e personalidades espetaculares do cinema independente brasileiro, tais como: Ivan Cardoso, Carlão Reichenbach, Paulo Sacramento e José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

 

 

 

 

 

Programação
Confira a programação completa da TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico
Quarta-feira – 6 de dezembro

19:30
Abertura da TRASH – filmes convidados
Zé do Caixão: Coração das Trevas – Dir. José Mojica Marins, Nilson Primitivo e Marcelo Colaiacovo. 23 min. SP. 2017
Terra e Luz
Dir. Renné França. 74 min. GO. 2016
Cine Lumière

21:15
Coquetel de abertura e lançamento dos livros
Narrativas do Medo, de Vitor Abdala (org.) (RJ) e A Hora do Pesadelo
Cine Lumière

Quinta-feira – 7 de dezembro

14:00 às 17:00
Oficina: Pós-horror e horror no cinema moderno e pós-moderno – Carlos Primati
Faculdade Araguaia

14:00 às 17:00
Oficina:Como fazer um filme de terror em 3 dias – PetterBaiestorf
Faculdade Araguaia

15:00
CURTAS INTERNACIONAIS (108 min)
Born Again – Dir. Jason Tostevin. 6 min. Estados Unidos. 2016
Holiday Fear – Dir. Nicholas Santos. 3 min. EstadosUnidos. 2017
Postpartum – Dir. Richard Bakewell. 24 min. EstadosUnidos. 2016
Sobrevivir–Dir. Omar Alcalá. 5 min. México. 2017
Transmission –Dir. Varun Raman, Tom Hancock. 17 min. Reino Unido. 2016
The App– Dir. Julián Merino. 15 min. Espanha. 2016
The Distant Sea – Dir. NicWassell. 15 min. ReinoUnido. 2016
Cruel is the Night – Dir. Alan Deprez. 21 min. Belgica. 2016
Cine Lumière

17:00
CURTAS INTERNACIONAIS (103 min)
The Old-Men– Dir. Jordan Inconstant. 17 min. França. 2017
Timelapse– Dir. Aleix Castro. 10 min. Espanha. 2016
The Procedure – Dir. Calvin Reeder. 3 min. EstadosUnidos. 2016
Fried Barry – Dir. Ryan Kruger. 3 min. África do Sul. 2017
Monsters In The Dark – Dir. Luke Mordue. 16 min. ReinoUnido. 2015
Rewind– Dir. Rubén Pérez Barrena. 12 min. Espanha. 2016
HiddenDevil– Dir. Fran Mateu. 14 min. Espanha. 2017
Cathedral Park: Angie – Dir. Travis Blue. 24 min. EstadosUnidos. 2016
Cine Lumière

19:00
LONGA INTERNACIONAL
A Floresta das Almas Perdidas – Dir. José Pedro Lopes. 70 min. Portugal. 2016
Cine Lumière

20:30
Lançamento do livro
Música para Antropomorfos (edição colombiana), de Fabio Zimbres (RS) e Mechanics (GO)
Cine Lumière

21:00
LONGA NACIONAL
O Nó do Diabo –Dir. Ramon Porto Mota, Jhésus Tribuzi, Ian Abé e Gabriel Martins. 124 min. PB. 2016
Cine Lumière

Sexta-feira – 8 de dezembro

14:00 às 17:00
Oficina: Pós-horror e horror no cinema moderno e pós-moderno – Carlos Primati
Faculdade Araguaia

14:00 às 17:00
Oficina: Como fazer um filme de terror em 3 dias – PetterBaiestorf
Faculdade Araguaia

15:00
CURTAS NACIONAIS (99 min)
Casulos – Dir. Joel Caetano. 13 min. SP. 2017
Cercados pela Morte – Dir. João Vitor Ferian. 20 min. SP. 2016
A Rua das Casas Surdas – Dir. Flávio Costa e Gabriel Mayer. 7 min. RS. 2016
Um Dia é da Vida, o Outro da Morte – Dir. Calebe Lopes. 20 min. BA. 2017
Lunatique– Dir. Gabriel KalimMucci. 15 min. SP. 2016
Em Torno do Sol – Dir. Julio Castro. 12min. RN. 2016
Roam (Perambulação) –Dir. Samuel Peregrino. 10 min. GO. 2017
Cine Lumière

17 horas
CURTAS INTERNACIONAIS (108 min)
A Father’s Day –Dir. MatJohns. 9 min. Reino Unido. 2016
Mathew 19:14 – Dir. Alexander Domogarov. 30 min. Russia. 2017
RIP – Dir. Albert Pintó e Caye Casas. 16 min. Espanha. 2017
Termitator–Dir. CamilleMonette, Roxane de Konincke e KeenanPoloncsak. 14 min. Canadá. 2017
Insects– Dir. GianlucaManzetti. 20 min. Italia. 2017
Nero –Dir. Rubin Stein. 17 min. Espanha. 2017
Cine Lumière

19:00
LONGA INTERNACIONAL
Cut Shoot Kill – Dir. Michael Walker. 95 min. Estados Unidos. 2017
Cine Lumière

20:40
Lançamento da serigrafia em tiragem limitada TRASH, de Gabriel Renner (RS)
Cine Lumière

21:00
LONGA NACIONAL
A Repartição do Tempo – Dir. Santiago Dellape. 100 min. Brasília. 2017
Cine Lumière

Sábado – 9 de dezembro

14:00 às 17:00
Oficina: Pós-horror e horror no cinema moderno e pós-moderno – Carlos Primati
Faculdade Araguaia

14:00 às 17:00
Oficina: Como fazer um filme de terror em 3 dias – PetterBaiestorf
Faculdade Araguaia

15:00
FANTÁSTICA ANIMAÇÃO (100 min)
The Bureaucracy Monster – Dir. Thomas Simonsen Balmbra. 5 min. Noruega. 2016
Hybrids – Dir. Florian Brauch, MatthieuPujol, Kim Tailhades ,YohanThireau e RomainThirion. 6 min. França. 2017
Neck And Neck – Dir. Shaun Clark. 5 min. ReinoUnido. 2016
The Island of Dolls – Dir. Magali McDonald. 2 min. Estados Unidos. 2017
Lovorphosis–Dir. Roberto Grasso, Sara Irace. 6 min. Italia. 2017
Big Booom– Dir. Marat Narimanov. 4 min Russia. 2016
Baumu– Dir. Chung, Shao-Chun. 9 min. Taiwan. 2016
Perfect Town – Dir. AnaïsVoirol. 4 min. Suíça. 2017
Leave With Me – Dir. Mel Wong. Hong Kong. 3 min. 2016
Broadside – Dir. Jodi Chamberlain. 3 min. EstadosUnidos. 2017
RavenMother– Dir. Noemi Valentíny. 7 min. RepúblicaCheca. 2015
Living Like Heta– Dir. Bianca Caderas, Isabella Luu, Kerstin Zemp. 6 min. Suíça. 2017
Magician Of Hearts – Dir. Julian Grant. 2 min. EstadosUnidos. 2017
Catherine –Dir. BrittRaes. 11 min. Bélgica. 2016
The Crank –Dir. BouslamaChamakh. 3 min. Suíça. 2017
Invisible–Dir.PaolaTejeraManchón. 6 min. Espanha. 2017
Deadly Drive-In Disaster – Dir. ArjanWilschut. 2 min. Noruega. 2015
Inn –Dir. Junheng Chen. 4 min. US. 2017
A Um Palmo Do Nariz – Dir. Marco Arruda. 3 min. Brasil (RS). 2017
Cine Lumière

17:00
MOSTRA MULHERES FANTÁSTICAS: CURTAS DIRIGIDOS POR MULHERES (105 min)
Bride Of Frankie – Dir. Devi Snively. 18 min. EstadosUnidos. 2017
A Mãe dos Monstros – Dir. Julia Zanin de Paula. 8 min. Brasil (SP). 2017
La Loba –Dir. Julia de Macedo Nicolescu. 3min. Brasil (RJ.) 2017
Estela – Dir. Hilda Lopes Pontes. 17min. Brasil (BA). 2017
The Day Mum Became a Monster – Dir. Josephine Hopkins. 23min. France. 2017
Watch me –Dir. Laura Blanc e Anatole Oger. 13 min. França. 2017
Vigia –Dir. Priscilla Smiths e P.H. Diaz. 19 min. Brasil (CE). 2017
Cine Lumière

18:45
Mesa Redonda – MULHERES QUE TOCAM O TERROR 2! – A participação feminina na produção de filmes de gênero. Convidadas: Alice Fátima Martins (Doutora em Sociologia pela UnB) e Beatriz Saldanha (Mestre em Comunicação Audiovisual pela Anhembi-Morumbi, curadora, crítica de cinema). Mediação: Márcia Deretti (MMarte Produções).
Cine Lumière

20:00
LONGA NACIONAL – Première internacional
Histórias Estranhas – Dir. Rodrigo Brandão, KapelFurman, TaísaEnnes, Paulo Biscaia Filho, Claudio Ellovitch, Filipe Ferreira, Ricardo Ghiorzi e Marcos DeBrito. 73 min. Brasil. 2017
Cine Lumière

21:15
Lançamento do livro
THTRU, de Rodolfo Zalla, AmitDesai, Cláudio Ellovitch e ChengSing e Oráculos, de Egdar Franco
Cine Lumière

21:30
LONGA INTERNACIONAL
Pendeja, Payasay Gorda – Dir. MatíasSzulanski. 74 min. Argentina. 2017
Cine Lumière

Domingo – 10 de dezembro

15 horas
CURTAS INTERNACIONAIS (96 min)
Boglárka– Dir. ÁkosBadits. 21 min. Hungria. 2017
High Definition – Dir. Baptiste Turbé. 14 min. França. 2017
Sons of Bitches – Dir. Arnaud Baur. 20 min. Suíça. 2017
Alone, Naturally – Dir. Elena Miravitlles. 9 min. Espanha. 2017
Real Artist– Dir. Cameo Wood. 12 min. EstadosUnidos. 2017
I See You Everywhere – Dir. Rubén Méndez. 4 min. Espanha. 2017
The Merciless Beauty –Dir. Michael Groom. 14 min. ReinoUnido. 2017
Cine Lumière

17:00
CURTAS NACIONAIS (99 min)
Sol, Ou A Garra Rubra –Dir. Carlos G. Gananian. 14 min. SP. 2017
As Noites Diabólicas De Paula Clossidy– Dir. Paulo Biscaia Filho. 14 min. PR. 2017
1947 –Dir. Giordano Gio. 20 min. RS. 2017
Rosalita– Dir. Luciano de Azevedo. 18 min. MG. 2017
ReleasedFrom Love –Dir. Luciano de Azevedo. 6 min. MG. 2017
Reflexo – Dir. Rodrigo Portela. 5 min. RS. 2017
Hic – Dir. Alexander S. Buck. 14 min. ES. 2017
Ándale! – Dir. PetterBaiestorf. 5 min. SC. 2017
Exibição do filme produzido pela oficina “Como fazer um filme de terror em 03 dias com PetterBaiestorf”.
Cine Lumière

18:45
Lançamento das HQs
O Museu dos Horrores, de R. F. Lucchetti, Paulo Biscaia Filho e José Aguiar (PR)
Insurreição, de Francisco Costa (GO)
Cine Lumière

19:00
LONGA CO-PRODUÇÃO BRASIL/EUA
Virgens Acorrentadas –Dir. Paulo Biscaia Filho. 94 min. PR/EUA. 2017
Cine Lumière

21:00
LONGA NACIONAL
Pazucus – A ilha do Desarrego – Dir. GurciusGewdner. 107 min. RJ. 2017
Cine Lumière

© 2017, AgendaGYN. Está publicação apareceu em www.agendagyn.com

Comentários

Comentários

agendagyn

agendagyn

O Portal Jovem de Goiás. 17 anos de publicações. 06 vezes prêmio Megha Profissionais.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Tv AgendaGYN

Publicidade

Calendário de Eventos

« dezembro 2017 » loading...
S T Q Q S S D
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
seg 18

Michel Teló em Bem Sertanejo – O Musical

16 dezembro @ 4:00 pm - 18 dezembro @ 8:30 pm
seg 18

Músicas do Brasil de Dentro – Os ternos chegaram

18 dezembro @ 3:00 pm - 22 dezembro @ 7:00 pm
seg 18

Eu Amo Segunda! (106º Encontro)

18 dezembro @ 8:00 pm - 11:00 pm
ter 19

Publicidade