O Melhor do Universo Goiano

Fohat abre Mostra Competitiva no Festival Internacional de Dança de Goiás

Noite contará com grandes referências da dança no banco de jurados.

24

A Fohat Cia. de Dança abrirá a Mostra Competitiva do Festival Internacional de Dança de Goiás no dia 6 de julho, às 20 horas, no Teatro Sesi. Apresentando um trecho de seu espetáculo “Mazombo”, que tem turnê nacional confirmada com mais de dez apresentações até 2019, a companhia iniciará uma das principais atividades do evento. A Mostra Competitiva acontece em todos os dias do festival, de 04 a 08 de julho, e tem entrada totalmente gratuita para o público.

Mazombo percorre o Brasil desde 2017 utilizando trilha sonora composta, arranjada e executada por Hugo Vaz e Lucas Adorno, com participação do grupo Vida Seca e outros artistas, e promovendo uma reflexão acerca da identidade cultural caipira metropolitana. O termo de origem afro-brasileira é como os europeus nascidos no Brasil-colônia eram denominados. O espetáculo levanta questões sobre o pertencimento e o conflito entre o caipira e o metropolitano.

Segundo Ariadna Vaz, diretora e coreógrafa da Fohat, as características do povo brasileiro, principalmente a originalidade, foram resgatadas para levar ao palco diversas linguagens, caras, personalidades e estilos. “É uma apresentação bem colorida, alegre e diversificada”, conta.

Além disso, os 12 bailarinos vêm de estilos diferentes e são tecnicamente diversificados. “São bailarinos extremamente técnicos na dança clássica, no jazz, na dança contemporânea e nas danças urbanas. Pudemos explorar a trilha sonora e nossa criatividade, dentro dos diversos estilos da dança, e montar coreografias bem originais”, relata Ariadna Vaz.

A noite de sexta-feira da Mostra Competitiva do Festival Internacional de Dança de Goiás contará com grandes nomes da dança no banco de jurados, como Erick Gutierrez, Caio Nunes e Edson Santos. Com apoio do Governo de Goiás, por meio da Lei Goyazes, e do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), o festival oferece uma das melhores premiações em dinheiro entre os eventos da área no Brasil, totalizando R$ 49 mil, que serão disputados entre os participantes da Mostra Competitiva.

A Fohat

A Fohat é uma atualização da Dançarte Cia. de Dança, grupo criado em 1986 para absorver os bailarinos de nível profissional que frequentavam o Studio Dançarte, centro de dança dirigido pelas irmãs Ariadna e Gisela, juntamente com sua mãe Eleusa Vaz. A mudança surgiu da necessidade de desvincular a companhia da escola e profissionalizá-la, logo após “Amores”, espetáculo com trilha sonora inédita de Oswaldo Montenegro que, em virtude do sucesso de sua turnê nacional, passou a ser considerada a culminância técnica e profissional da Dançarte. Na concepção esotérica, Fohat é a energia primordial do Sol, que transmite à Terra calor, força, movimento e magnetismo.

© 2018, AgendaGYN. Está publicação apareceu em www.agendagyn.com

Deixar Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.